Você Está Lendo:

0

Estrela da vida inteira - Manuel Bandeira

Gabriela
Boa noite pessoal!!! Mais um livro e mais uma vez poesia... Demorei a começar a gostar de poesia, mas depois que começa,  é muito bom de ler. O que eu indico hoje é a antologia do Bandeira, Estrela da Vida inteira. Ele tem todos seus livros reunidos em ordem cronológica, e dá pra ver todas as mudanças no estilo da poesia. Para mim é o maior poeta brasileiro, um ícone do modernismo, mas que não se ateve apenas a isso,  passou por várias tendências, trabalho vários temas, mas sempre com um estilo, que, não importa se no parnasiano ou no concreto dá pra ver que é uma obra dele.
Um pouco de poesia é bom pra uma segunda feira a noite de um estressante dezembro...

Poética

Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado

Do lirismo funcionário público com o livro de ponto
expediente protocolo e manifestações de apreço ao
sr. Diretor.

Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no
dicionário o cunho vernáculo de um vocábulo.

Abaixo os puristas
Todas as palavras sobre tudo os barbarismos universais
Todas as construções sobre tudo a síntese de exceção
Todo os ritmos sobretudo os instrumentais

Estou farto do lirismo namorador
Político
Raquítico
Sifilítico
De todo o lirismo que capitula ao que quer que seja fora
de si mesmo

De resto não é lirismo
Será contabilidade tabela de co-senos secretário do
amante exemplar com cem modelos de cartas e as
diferentes maneiras de agradar às mulheres etc.

Quero antes do lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbados
O lirismo difícil e pungente dos bêbados
O lirismo dos clowns de Shakespeare

- Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.

Não ia publicá-la inteira, mas não posso me atrever a mexer no Bandeira... Boa semana a todos!

0 comentários:

Postar um comentário

Alguém passou por aqui e disse...

 
Copyright 2010 fast stuffs