Você Está Lendo:

0

Moda sustentável

Gabriela , ,
Oi gente! De novo venho falar de uma matéria que saiu no caderno Donna do Jornal Zero Hora, muito interessante, mas que infelizmente não está disponível no site deles, mas para quem não é do sul vou dar uma resumida nas dicas de moda sustentável que o colunista Xico Gonçalves passou nessa matéria.
Primeiro, fiquei abismada com a quantidade de água gasta pra produzir as peças de roupa gente! Por exemplo, uma calça jeans gasta a mesma quantidade de água que uma pessoa precisa pra viver um ano inteirinho!!!!!
Vou postar na integra as dicas do consumo consciente que ele deu, já que não tem essa matéria on line mesmo:
  • Invista em qualidade, nunca em quantidade.
  • não compre o que não precisa ou que já tem similar no armário.
  • escolha tecidos de meia-estação, permitido praticamente para todo ano (lã fria, malha, gabardina, algodão, sedas) tecidos inteligentes (as microfibras), fibras naturais ou mescladas com sintéticas.
  • Fuja das extravagâncias, cortes exagerados, roupas no último grito da moda ou vanguardas. Vai virar lixo rapidamente.
  • Privilegie grifes que se preocupam com a sustentabilidade do planeta.
  • Amassados, Adote tecidos que não precisem de ferro elétrico o tempo todo.
  • Adote jeans com menos desgaste.
  • Cores que não sujam fácil e não precisam de lavagens constantes como preto, beges, cáqui, cru, cinza, azul-marinho. No inverno inclua grafite, violeta, bordo e camelo.

Boas dicas não é? Mostram muito bem como dá pra comprar sem desgastar tanto o ambiente. E outra, vai dizer que essas dicas não são simplesmente dicas de como se vestir bem??? Peças clássicas, bons cortes! vamos unir o útil ao agradável e dar a nossa colaboração ao planeta... Melhorar nossos padrões de consumo é uma boa forma de começar.
Matéria: Jornal Zero Hora 28/11/2010
Foto: Peça do Clube de Reciclagem do Morro da Cruz, disponivel http://modalounge.blogspot.com/2008/05/reciclar-est-na-moda.html

0 comentários:

Postar um comentário

Alguém passou por aqui e disse...

 
Copyright 2010 fast stuffs